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Comunicação Digital sem Estratégia de Marketing?

Comunicação Digital sem Estratégia de Marketing?

Comunicação digital, redes sociais e estratégia ou falta dela.


Uma das grandes problemáticas da gestão de campanhas de marketing e comunicação digital traduz-se na mais simples e elementar premissa. O que comunicar? Qual o objetivo?

Mais frequente do que se poderia pensar, é comum um cliente querer que uma agência de marketing ou comunicação digital lhe faça a gestão dos seus canais digitais sem qualquer tipo de integração com uma política de marketing, com uma estratégia de vendas ou com um objetivo de comunicação minimamente traçado. Portanto, em última análise, pede-se às agências para "criar conteúdo".

Naturalmente, quando se fala sem objetivo, o resultado costuma ser próximo do nada, ineficaz, sem qualquer tipo de meta ou métrica para medir a evolução da campanha, da produção de conteúdos, ou da ação publicitária. Cabe, certamente, às agências, antes de qualquer ação de comunicação ou marketing, determinar em conjunto com o cliente, qual é o objetivo: envolver e aumentar o relacionamento com o consumidor, ganhar notoriedade, aumentar as vendas, evoluir o posicionamento nos motores de busca ou outro qualquer objectivo tangível e que se adeque ao que o cliente quer conseguir.

Gerar conteúdos sem audiência ou gerir canais sociais sem envolver os consumidores para que gerem o próprio conteúdo, sem o complemento de uma estratégica publicitária de investimento, gera insatisfação no cliente, falta de resultados na agência e uma ação de comunicação com os seus dias contados.

Conselhos e dicas para comunicar digitalmente com mais eficácia

1 - Determinar o objetivo da ação e o target: notoriedade, vendas, posicionamento, empatia? O que pretende?
2 - Definir que tipo de conteúdo e qual a fonte da produção dos mesmos. Produtos da marca, conteúdo gerado pelo utilizador, uma mistura combinada?
3 - Ofertas, descontos, recompensas: o que queremos dar aos nossos clientes em troca dos resultados que queremos obter?
4 - Que tipo de dados queremos obter e a finalidade dos mesmos? Gerar "likes" não é captar clientes!
5 - Apostar em comunicação digital com consciência que as audiências se criam com investimento, de tempo, e dinheiro.

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