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Marketing Digital. A importância no Turismo de Portugal

Marketing Digital. A importância no Turismo de Portugal

O marketing digital na estratégia de promoção de Portugal como destino turístico


Nos últimos anos, a promoção internacional do destino Portugal contava com um orçamento de 10 milhões de euros e era essencialmente focada em campanhas offline, nomeadamente em publicidade exterior e em imprensa, com o online a representar apenas 2%. A partir de 2013, o Turismo de Portugal mudou a estratégia e investiu 5 milhões de euros em campanhas “exclusivamente online”, que João Cotrim de Figueiredo, presidente do instituto público, diz ter “uma maior eficácia com menos recursos”.

Ao todo foram realizadas mais de 400 campanhas exclusivamente online para 13 mercados-alvo, em 11 idiomas. Com esta estratégia, o instituto realça que se pode “libertar recursos para reforçar a actividade de apoio à venda junto de operadores internacionais e aumentar o número de workshops comerciais focados no contacto próximo”. Esta aposta teve resultados no aumento do número de fãs do VisitPortugal no Facebook, com 560 mil fãs, 81% dos quais são estrangeiros, quando em 2012 75% eram nacionais.

Até Abril de 2014, comparativamente com o ano anterior, o número de visitas ao visitportugal.com cresceu 92,5%, passando de 3,1 milhões para 6 milhões de visitantes, com 15 mil visitantes diários. O presidente do Turismo de Portugal realça que “mudou a forma como as pessoas escolhem as viagens”, justificando que estudos indicam que 83% das pessoas utilizam a internet para planear as suas viagens e que 40% das pessoas que viajam são influenciadas pelas redes sociais.

Para o responsável, “a eficácia da promoção depende da forma como estamos a comunicar”. “Temos a convicção do que estamos a fazer, mas também temos a certeza de que ainda estamos no princípio”, indicou João Cotrim de Figueiredo. Entre as novidades da estratégia de promoção online, João Cotrim de Figueiredo anunciou que irá ser lançada brevemente uma aplicação do Visit Portugal, de forma a melhorar a presença no online. O Turismo de Portugal vai ainda alterar a ferramenta ‘Be our Guest’ para ‘Visit Portugal and share it’, assim como medir e afinar a análise do marketing online.

Fonte: Meios e Publicidade
Texto Original de Raquel Relvas Neto, Publituris)


O Marketing Digital ao serviço das empresas, organizações e países, é uma tendência crescente que resulta das possibilidades de utilização dos novos canais de media, da utilização de ferramentas de partilha, da viralidade dos conteúdos e da transformação do consumidor em ator das tendências, das escolhas e da produção de conteúdo. É importante que o esforço crescente das organizações passe a incluir nas suas estratégias de comunicação uma componente digital, assente numa estratégia de comunicação assertiva, concertada e com objetivos definidos.